CFP

Clube Filatélico de Portugal

Exposição de desenhos e sobrescritos comemorativos do CFP PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Elder Correia   
Sábado, 17 Outubro 2009 22:47

 

Exposição de desenhos e sobrescritos comemorativos do CFP

 

 

                No âmbito dos festejos do 66.º aniversário do Clube Filatélico de Portugal e da homenagem ao Comendador Dias Ferreira, foi hoje inaugurada na sede do Clube Filatélico de Portugal a exposição de desenhos originais que serviram de base à ilustração de sobrescritos comemorativos emitidos pelo nosso Clube.

                Em 1953 e por um longo período de 22 anos, o nosso Clube, emitiu sobrescritos comemorativos alusivos aos vários eventos filatélicos que eram realizados em Portugal.

                Sempre que havia um carimbo comemorativo, o Clube Filatélico de Portugal emitia o respectivo sobrescrito para o assinalar. A vida filatélica de então está praticamente retratada num fabuloso conjunto de sobrescritos que artisticamente foram sendo preparados para os ávidos filatelistas de então, sempre prontos a adquirir uma novidade.

                Neste valioso espólio que compõem os 16 quadros expostos (256 desenhos originais e respectivos sobrescritos), encontramos exemplares comemorativos de 1.ºs dias de circulação, mostras, exposições e congressos filatélicos. Pequenas e grandes manifestações filatélicas tinham sempre um tratamento igualitário.

                As sucessivas direcções do Clube não se ficaram pela emissão de banais sobrescritos comemorativos com legendas de circunstância. Foram bem mais longe. Para os tornar mais atractivos aos olhos dos filatelistas decidiu atribuir-lhes uma vertente artística. Assim convidou uma série de pintores da época, e noutras circunstâncias socorreu-se da veia artística de um ou outro associado para ilustrar peças de grande beleza. Uma dúzia de ilustradores que conseguimos identificar contribuiu para esse trabalho, a saber:

António J. Francisco Campestre
Artur Bordalo Silva (Real Bordalo)
Carlos do Carmo
Carlos Carvalho Costa
Castanheira da Silveira
Dias Ferreira (arranjos)
F. Feio (APA)
Fátima
Jorge Lanzinha
Latina
Marcelo de Morais
Rafael Estevão Rosa

                A todos eles a nossa gratidão pelo magnífico espólio que nos legaram. A Filatelia e o Clube ficaram mais rico com o seu trabalho.

                Não podemos esquecer, na abertura desta exposição a figura incontornável do Comendador Dias Ferreira. Foi graças a ele, que arquivando e anotando nomes e factos nos permitiu recuperar este magnífico espólio que agora foram apresentados (ver Galeria).

                A partir de 1975, com a emissão do sobrescrito comemorativo do 1.º dia de circulação dos selos do XXX Aniversário das Nações Unidas (Sobrescrito n.º 897), a fraca capacidade financeira, impossibilitou a emissão regular destes sobrescritos. A atestar este facto aqui fica para a posteridade a nota que Dias Ferreira nos deixou colada ao referido sobrescrito:

Sobrescritos do CFP

Nota

A partir de dada altura a sua saída passou a ser muito irregular. Foram atribuídos números diversos na mira de que editaríamos os que faltavam o que se não verificou. Portanto, a colecção está completa no que foi possível reunir e que agrupa vários álbuns”

                A semana passada tivemos o grato prazer de ter na nossa sede um desses pintores. Artur Bordalo Silva, hoje conhecido como Real Bordalo, apreciado e reputado aguarelista, que pôde recordar os seus primeiros passos na pintura, quando ainda assinava as suas obras com o simples nome de “Bordalo”. Foi um reencontro emotivo com o seu passado, quase caído no esquecimento.

                Vamos envidar os nossos esforços para que seja possível o reencontro com mais alguns dos outros pintores.

                Renovamos o convite aos nossos associados para que visitem, durante esta semana, esta extraordinária exposição.

f1    f2
 
 
Actualizado em Domingo, 18 Outubro 2009 00:55
 

Procura

Temas Relacionados

 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack