CFP

Clube Filatélico de Portugal

1ª Mostra Filatélica "Pérolas do Atlântico" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Hernâni Matos   
Terça, 03 Novembro 2009 21:13

MOSTRA INTERNACIONAL

 Diferentes pontos do Atlântico unidos pela filatelia

in A UNIÃO  - 3-11-2009

 

 

O Centro Cultural de Angra do Heroísmo acolhe a 1ª Mostra Filatélica “Pérolas do Atlântico”, de 6 a 15 de Novembro, no âmbito das comemorações dos 475 anos de elevação de Angra a Cidade. Portugal, Espanha e Brasil são os países representados.
Diz o catálogo da exposição que “coleccionar é uma forma de divulgar a cultura”. Com efeito, “Pérolas do Atlântico” – provavelmente a primeira mostra filatélica internacional realizada em Angra do Heroísmo – reúne selos e identificações postais de lugares situados em diferentes pontos do mapa geográfico – Açores, Madeira, Cabo Verde, Canárias, Fernando de Noronha, Angra dos Reis, entre outros.

Da história postal à aerofilatelia e astrofilatelia, passando pelos selos fiscais, são diversas temáticas em forma de selos postais que representam partes da história de vários povos. Estarão patentes no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, a partir do próximo dia 6, e prolongando-se até 15 de Novembro.

Através da filatelia, assim como de outras formas de coleccionismo, pode-se antever o que foi, e o que é presentemente a Cultura destas terras”, considera o responsável por esta iniciativa integrada nas comemorações dos 475 anos de elevação de Angra a Cidade. Luís Fernandes considera ainda que “é desta forma que também se pretende divulgar a Cultura Açoriana, particularmente a Terceirense, uma das Pérolas do Atlântico”.

Para além da promoção e intercâmbio cultural, o encontro de coleccionadores de selos, diz, tem como objectivo “realçar a amizade e promover o convívio entre filatelistas de Portugal, de Espanha e do Brasil”.

“O que esse pequeno papel – o selo – faz unindo pessoas em qualquer parte é fantástico, pois cuidamos nas horas vagas de tudo quanto nos selos podemos encontrar de proveitoso, artístico, curioso, científico e agradável ao espírito”, destaca Luís Fernandes, acrescentando que “as mostras Pérolas do Atlântico, por isso, não sejam só um sonho, mas uma realidade, em que os coleccionadores desses países se reúnam por muitas mais ocasiões”.

Neste sentido, o responsável revela que a ideia da 1ª Mostra Filatélica surgiu de “um sonho” de poder unir o que considera ser as “pérolas” do Atlântico”. “Se o sonho comanda a vida, sonhei, sonhei poder unir esses pequenos pontos que todos nós vemos no mapa do Atlântico, esses pontos quais belas pérolas perdidas no meio do oceano”, conclui.

Com organização da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (CMAH) e do UNIFOR – União de Colectividades Filatélicas do Norte de Portugal – Grupo de Filatelistas Locais, o evento conta com a colaboração de comissários de Portugal, Paulo Sá Machado; Espanha, Valentin Suárez Alonso; Brasil, José Francisco Paulo Sobrinho; bem como de administrações postais de CTT – Correios de Portugal.

Do programa social, além do acto oficial da inauguração da Mostra tem início previsto às 19h00, de 6 de Novembro, destaque para o lançamento do carimbo comemorativo está marcado dia 13, às 10h00.

Actualizado em Terça, 03 Novembro 2009 21:22
 

Procura

Temas Relacionados

 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack