CFP

Clube Filatélico de Portugal

Centenário do Aero Clube de Portugal PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por CSilvério   
Domingo, 22 Novembro 2009 18:24

 

 

Há meio século atrás, precisamente de 12 a 20 de Dezembro de 1959, numa  parceria entre o Clube Filatélico de Portugal e o Aero Clube de Portugal era realizada a “1.ª Exposição Filatélica de Correio Aéreo”. Comemorava o Aero Clube de Portugal a 11 de Dezembro desse ano, o seu cinquentenário.

 

 

Tal evento teve lugar nos salões do Aero Clube de Portugal, nele participando o Dr. Carlos Trincão, António Joaquim Corrêa Junior, Dr. Cecílio Fernandes, Dr. Vasconcelos de Carvalho e muitos outros filatelistas que apaixonadamente se dedicavam a esta classe de filatelia.

 

Pelo relato da época em notícia inserta no nosso Boletim n.º 102, de Dezembro de 1959, da autoria do Dr. Jorge de Melo Vieira, a exposição teve um grande sucesso, não só pelo elevado número de participantes, pela qualidade das participações, mas principalmente pelo interesse que despertou aos muitos visitantes, motivando-os a iniciarem as suas colecções de correio aéreo.

 

Da narrativa de Melo Vieira destacamos o seguinte, como modelo a seguir nos tempos actuais, para com aqueles que estejam motivados a abraçar este fantástico mundo da filatelia: “no encerramento da Exposição, à compita, coleccionadores, Clube Filatélico de Portugal, Embaixada Americana, e comerciantes, encheram de dádivas todos os visitantes, como se, num fim de festa minhota, rebentasse uma girândola de foguetes. Foi uma entrega a todo o público, de mais de 5.000 peças filatélicas, esta bomba final de 1959. Peças oferecidas pelo Clube Filatélico de Portugal, pelos Serviços Culturais da Embaixada dos Estados Unidos da América, pelo Sr. Eng.º António Furtado, e pelos comerciantes J. Ell, Sancho Osório, Barata das Neves, Bastos & Campos, Ld.ª, F. Castel-Branco & Filho, Ld.ª, Eládio dos Santos, Gomes de Sousa, Domingos Sacramento e José Maria Fialho de Macedo, aos quais aqui se consignam sinceros agradecimentos”.

                                                                                               

Esta era a filatelia de há cinquenta anos atrás.

 

Volvidos cinquenta anos, e inserido nas comemorações do Centenário do Aero Clube de Portugal, o Clube Filatélico de Portugal renova essa parceria, promovendo em conjunto uma Mostra Filatélica de Aerofilatelia.

A Mostra realizar-se-á de 11 a 20 de Dezembro de 2009, no MUSEU DA ANA, AEROPORTO DE  LISBOA lado da entrada dos voos INTERNACIONAIS. Para além da realização da Mostra, haverá lugar à emissão de um inteiro postal comemorativo do Centenário do Aero Clube de Portugal, assim como de um carimbo também comemorativo do evento.

Convidamos os nossos associados que se dediquem a esta área de coleccionismo a participar no evento, e aos restantes a participar visitando o evento na data anunciada. Através do nosso site iremos dando  mais pormenores sobre este evento.

No dia 11 estará em funcionamento no Museu, um Posto de correio das 10.00/12.30 – 14.00/17.30, aonde será aposto o carimbo comemorativo na correspondência apresentada.

 

 

 




 

 

 

Actualizado em Quinta, 17 Dezembro 2009 15:20
 

Procura

Temas Relacionados

 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack